Checklist para investir em Letra de Crédito Imobiliário

08, Dec, 2021

Baixo risco e alto rendimento, essas são algumas das características da Letra de Crédito Imobiliário (LCI). Esse é um título de renda fixa, uma alternativa para juntar dinheiro e sair do aluguel.


Para quem nunca ouviu falar sobre, fique tranquilo! Neste texto, iremos explicar tudo sobre a LCI e como usá-la para comprar seu apartamento.

 

Sendo assim, continue a leitura para mais informações dessa opção de investimento.


O que é uma LCI?


É muito provável que você não conheça detalhes de uma Letra de Crédito Imobiliário, sobre tudo se nunca investiu.


Trata-se de um produto financeiro em que você irá investir em renda fixa e pode resgatar o valor posteriormente. O objetivo do título é arrecadar valores para investimentos imobiliários, e a compra da casa própria é uma possibilidade.


Bancos comerciais, múltiplos ou do setor público e privado podem emitir esse título de investimento, caso tenham autorização do Banco Central.


Além disso, essa é uma alternativa bastante positiva para quem deseja investir na compra de imóveis, pois, ao resgatar o valor depois de um tempo, você pode ser surpreendido.


Como funciona a Letra de Crédito Imobiliário?


Os valores investidos na Letra de Crédito Imobiliário são garantidos pelo Fundo Garantidor de Créditos (FGC), por isso é considerada segura. No caso, se houver uma quebra, o investidor receberá o valor aplicado dentro de um limite de R$ 250 mil para pessoas físicas ou jurídicas.


A aplicação pode chegar ao teto de R$ 1 milhão no período de 4 anos, um montante alto e atrativo.


Mas, é importante avaliar algumas características da LCI antes de qualquer passo:


·        Ela é indicada para objetivos de médio e longo prazo, como a compra de um imóvel, por exemplo;

·        Essa opção de letra de crédito possui um período de carência a ser cumprido;

·        Não é recomendado fazer retiradas antes do período de contrato, pois pode interferir nos lucros do investimento.


Além disso, a Letra de Crédito Imobiliário apresenta em contrato uma taxa de juros que será paga. É através dessa taxa que o valor investido aumenta, já que você receberá em cima dos juros da aplicação.


Leia mais: Compra de imóvel: 4 formas de acompanhar o estudo de preços


Antes de investir, se planeje


Mesmo sendo uma alternativa segura, investir na Letra de Crédito Imobiliário exige planejamento financeiro. Isso é necessário para ter certeza se você não vai precisar do valor aplicado antes do prazo de contrato.


A carência de uma LCI costuma ser de 90 dias, podendo variar dependendo da instituição financeira. Neste período, você não pode mexer de forma nenhuma no valor, apenas realizar novas aplicações.


Por isso, é importante estudar como funciona esse investimento e também o seu orçamento, para não comprometê-lo.


Tipos de Letra de Crédito Imobiliário


Por fim, há 3 formatos de LCI em que você pode aplicar o seu dinheiro e garantir uma renda fixa para o futuro. A partir deles é possível entender melhor a rentabilidade e os riscos. Confira a seguir:


Prefixada


É considerada a alternativa mais segura, visto que o investidor tem clareza de quanto receberá no fim do contrato. A taxa de juros é determinada ao realizar a aplicação, além de não sofrer alterações.


Pós-fixada


Aqui você não sabe quanto irá receber até que a validade do investimento termine. No caso, é possível ter uma previsão do retorno através de indicadores, caso do Certificado de Depósito Interbancário (CDI).


Híbrida


Nesta modalidade, a Letra de Crédito Imobiliário une às duas outras, por isso o nome. Parte da rentabilidade é definida no momento a aplicação e a outra funciona como pós-fixada, indexada ao IPCA em alguns casos.


Em que setor posso usar a LCI?


Como o nome indica, essa opção é voltada ao setor imobiliário e tem inúmeras possibilidades. A principal é o investimento em imóveis, por isso é considerada uma alternativa para quem deseja sair do aluguel.


As aplicações podem ser utilizadas para dar entrada em um apartamento, por exemplo. Dependendo do rendimento, até comprá-lo à vista, quem sabe.



Então, se você sonha com a casa própria, é interessante conhecer mais sobre a Letra de Crédito Imobiliário.


E para adiantar, pode escolher onde irá morar ao final do prazo de investimento. Conheça os imóveis à venda da Lorenzini clicando aqui






Eu concordo em receber comunicações e ofertas personalizadas da Construtora Lorenzini.