O que é arquitetura sustentável?

27, Oct, 2021

Você já ouviu falar sobre arquitetura sustentável? Esse é um conceito que fala sobre o uso de recursos naturais em projetos arquitetônicos, visando reduzir o impacto ambiental das construções.

Engana-se quem pensa que essa preocupação é algo recente, o termo existe desde a década de 1970.

Para você entender mais sobre o conceito e sua importância, preparamos esse conteúdo. Então, continue a leitura para mais detalhes.


Do que se trata a arquitetura sustentável?

Não é de agora que os cuidados com o meio ambiente também são foco em projetos de construção. Neste caso, arquitetura sustentável tem alguns objetivos, sobretudo empregar o uso de materiais ecológicos.

Construções sustentáveis apresentam algumas características, como:

·       Eficiência de energia e água;

·       Materiais sustentáveis;

·       Tecnologias inovadoras;

·       Sistemas de automação;

·       Entre outros.

Desta forma, é possível desenvolver espaços ecologicamente corretos, colaborando para um mundo mais sustentável.

Esse conceito não fica limitado apenas a questão ambiental, mas deve apresentar equilíbrio social e econômico. A proposta é entregar qualidade de vida através do projeto e colaborar também com quem vive fora daquele espaço. 

Leia mais: Construção sustentável: veja como a Lorenzini atua


Por que o conceito tem ganhado força?

Como dito no início do texto, a arquitetura sustentável existe desde 1970, ou seja, não é algo recente. Mas, nos últimos anos, esse conceito se popularizou na construção civil.

Seu objetivo é promover a transformação no meio ambiente garantindo a redução dos impactados ambientais, algo bastante debatido em nossa sociedade.

Quando um projeto de arquitetura pensa em sustentabilidade, muitos pontos são avaliados, desde a situação climática a escassez de recursos.

Por isso, é natural que um conceito tão amplo seja considerado importante. Hoje este lado sustentável não é pensado só por modismo, mas por necessidade.


O que torna um projeto arquitetônico sustentável?

Para entrar neste conceito de arquitetura sustentável, os projetos têm práticas bastante comuns que visam reaproveitar e reduzir o uso de alguns recursos.

A arquitetura sustentável deve avaliar todo o entorno da construção para apontar quais as necessidades do usuário. Essa análise se faz necessária também para respeitar ao meio ambiente e as condições do clima na região.

Sendo assim, é comum que os projetos tenham:

·       Geradores de energia limpa, como painéis solares;

·       Ambientes arborizados, entre eles telhados verdes e jardins verticais;

·       Sistemas de captação de água da chuva e reaproveitamento do recurso;

·       Tecnologias para melhorar a iluminação e ventilação natural dos ambientes.

Esses são apenas alguns exemplos de como a sustentabilidade pode ser aplicada nos projetos de arquitetura. Vale lembrar que não há limites para tornar o projeto ambientalmente seguro e sustentável a todos.


Projetos da Lorenzini que aplicam esse conceito

Por aqui, temos o foco em entregar edifícios modernos e que promovam qualidade de vida aos moradores. Então, a arquitetura sustentável faz parte dos nossos empreendimentos.

Redução, reuso e reciclagem são termos comuns no cotidiano das obras. É o caso dos edifícios Attuale e Stare que armazenam água para reuso na limpeza de áreas comuns.

Projetos mais recentes, como o VistaBella e VidaBella, foram planejados com mais ambientes arborizados. Neles, você irá encontrar jardins e praças entre os itens de lazer.

A arquitetura sustentável está presente em nossos projetos e você pode saber mais detalhes sobre conversando com nossa equipe. Clique aqui para entrar em contato. 


Eu concordo em receber comunicações e ofertas personalizadas da Construtora Lorenzini.