A revolução dos carros elétricos já é uma realidade no dia a dia dos brasileiros.

Como os condomínios estão se preparando para a chegada dos carros elétricos?

20, Mar, 2024

A revolução dos carros elétricos já é uma realidade no dia a dia dos brasileiros, e os condomínios estão se adaptando ou precisam se adaptar a essa nova realidade. 

Com a sustentabilidade e a inovação no centro da transformação, várias estratégias estão sendo implementadas para garantir que esses conjuntos residenciais estejam prontos para acolher essa crescente tendência.

Mas, afinal, como os condomínios estão se preparando para a chegada dos carros elétricos?


Cresce a frota de carros elétricos no Brasil

A adoção de carros elétricos e híbridos no Brasil está em ascensão, com um crescimento significativo observado nos últimos anos. 

De acordo com a NeoCharge, a frota de veículos elétricos no país triplicou entre 2020 e 2023, marcando um aumento de quarenta vezes desde 2015. 

Projeções da McKinsey & Company indicam que até 2040, a frota brasileira de carros elétricos pode alcançar 11 milhões de unidades. Atualmente, 69% desses veículos são híbridos ou híbridos leves, 22% são híbridos plug-in e 9% são totalmente elétricos. 

Esse crescimento sinaliza uma necessidade iminente de adaptação por parte das cidades e condomínios para acomodar a infraestrutura de recarga necessária. 


Número de vendas em 2023

Segundo a Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE), as vendas de carros elétricos e híbridos no Brasil tiveram um crescimento impressionante de 76% entre janeiro e agosto de 2023. Comparado ao mesmo período do ano anterior, soma-se um total de 49.052 unidades vendidas

Este avanço sinaliza uma mudança significativa no mercado automotivo brasileiro, com carros eletrificados alcançando 3,6% das vendas totais de veículos. 

Sobretudo, a infraestrutura também acompanha essa evolução, com um aumento para 3.800 eletropostos disponíveis em todo o país

Vale destacar que a região Sudeste, com particularidade para São Paulo, lidera essa tendência, refletindo a crescente adoção de veículos mais sustentáveis, o que reflete a preferência dos consumidores e a transformação da infraestrutura urbana.


Recorde de vendas em 2024

O ano mal começou e, em janeiro de 2024, o Brasil registrou um recorde de vendas de veículos eletrificados, com 12.026 unidades emplacadas (um aumento de 167% em comparação ao mesmo mês do ano anterior). 

Esse desempenho destaca janeiro como o melhor início de ano e o segundo melhor mês na história da ABVE, apesar do aumento do Imposto de Importação para veículos elétricos. 

Esses números evidenciam e reforçam a crescente aceitação dos eletrificados no país, mantendo a tendência de forte crescimento observada em 2023.


Infraestrutura dos empreendimentos residenciais

Até pouco tempo atrás, o foco dos condomínios estava em oferecer conforto, segurança, funcionalidade e lazer. Hoje, os novos empreendimentos são projetados com uma visão holística, integrando tecnologias avançadas, sustentabilidade e espaços que promovem a qualidade de vida. 

Essa evolução reflete as mudanças nas demandas e expectativas dos moradores, que agora buscam não apenas um lugar para viver, mas um ambiente que suporte um estilo de vida moderno e consciente.

Pensando em carros elétricos, tanto condomínios mais antigos como os últimos lançamentos estão sendo adaptados para atender às necessidades atuais. Entre tais alternativas, incluem-se:

  • Instalação de pontos de recarga

Uma das adaptações mais significativas é a instalação de estações de recarga para carros elétricos. Esses pontos não só oferecem conveniência aos moradores, mas também sublinham o compromisso dos empreendimentos com a promoção de um estilo de vida mais sustentável.

  • Planejamento da infraestrutura elétrica

Para suportar a demanda adicional de energia, os condomínios estão investindo em planejamento e atualização da infraestrutura elétrica. Isso envolve a análise da capacidade atual e futura necessária para garantir que todos os veículos elétricos possam ser carregados eficientemente, sem sobrecarregar o sistema.

  • Parcerias com fornecedores 

Do mesmo modo, muitos condomínios estão formando parcerias estratégicas com fornecedores de serviços de recarga. Essas colaborações permitem o acesso a tecnologias de ponta e soluções personalizadas para atender às necessidades específicas, garantindo uma transição suave para a inclusão de veículos elétricos.

  • Tendências futuras

Além dessas iniciativas, algumas construtoras estão explorando tendências futuras, como o uso de energia solar para alimentar as estações de recarga e a implementação de sistemas inteligentes de gerenciamento de energia. Essas inovações não apenas melhoram a eficiência energética, mas também reduzem a pegada de carbono dos condomínios.


Leia também: VidaBella: O empreendimento em Santo André que você precisa conhecer!


Pense bem antes de comprar um apartamento

Antes de fechar qualquer acordo, verifique todas as funcionalidades e diferenciais que o condomínio pode oferecer. E, ao pensar em futuro, considere empreendimentos que ofereçam infraestrutura adequada para carros elétricos.

A Construtora Lorenzini reforça o seu compromisso com a sustentabilidade e traz conteúdos exclusivos para você! Visite nosso blog e confira outras informações e dicas relevantes para a realização do seu sonho.





Eu concordo em receber comunicações e ofertas personalizadas da Construtora Lorenzini.