Burj Khalifa: o prédio mais alto do mundo

29, Aug, 2023

Você tem o interesse em conhecer o prédio mais alto do mundo? Então, que tal saber mais sobre o Burj Khalifa? Pois bem, localizado em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, esse edifício se destaca como um verdadeiro símbolo da engenharia moderna.


Ao longo deste artigo, exploraremos mais detalhes sobre o design, arquitetura, importância para região e atrações surpreendentes desse arranha-céu que recebe a visita de mais de quatro milhões de pessoas todos os anos. Confira!


História e origem


Com impressionantes 828 metros de altura e 160 andares, o Burj Khalifa é o resultado de um objetivo ambicioso de transformar Dubai no maior centro financeiro do mundo. O projeto teve início em 21 de setembro de 2004 e levou seis anos para ser concluído, sendo finalmente inaugurado em 4 de janeiro de 2010. 


Inicialmente conhecido como "Burj Dubai", o prédio recebeu seu novo nome em homenagem ao ex-presidente dos Emirados Árabes, Khalifa Bin Zayed, que concedeu um empréstimo de dez bilhões de dólares para evitar um calote dos investidores em uma das principais organizações do país, a Dubai World.


A construção desse gigante foi uma verdadeira demonstração de habilidade, trabalho árduo e cooperação, isso porque foram necessários cerca de 12 mil trabalhadores de diversas nacionalidades e 330 mil metros cúbicos de concreto para dar vida a essa estrutura.


Para se ter uma ideia, com essa quantidade de concreto seria possível construir uma ponte que percorre um quarto do planeta. Em decorrência disso, o edifício pesa aproximadamente 500 mil toneladas e ainda tem seu exterior constituído por mais de 28 mil painéis de vidro.


O que tem dentro do prédio mais alto do mundo?


O prédio mais alto do mundo além de ser uma referência estética quando visto por fora, também abriga diversos espaços e atrações únicas. Os andares mais baixos são dedicados aos que desejam vivenciar uma estadia luxuosa, abrigando o deslumbrante hotel Armani. O edifício ainda conta andares comerciais e mais 900 apartamentos residenciais.


Mirantes 


Fora isso, os mirantes do Burj Khalifa são, sem dúvida, os pontos altos da visita ao edifício. O primeiro, localizado no 124º andar, é acessível através da atração "At The Top – The Burj Khalifa Experience". Com vistas panorâmicas de 360 graus de Dubai, os visitantes têm a oportunidade de admirar toda a grandiosidade da cidade e sua expansão surpreendente.


Já o segundo, situado no 148º andar, já recebeu o título de maior mirante do mundo e proporciona uma vista ainda mais impressionante tanto das águas do Golfo Pérsico quanto do horizonte cintilante do Oriente Médio.


At.mosphere Grill e Lounge


O Burj Khalifa bateu diversos recordes, e um dos mais notáveis é abrigar o restaurante mais alto do mundo, o At.mosphere Grill, situado no 122º andar a impressionantes 442 metros do solo. Neste espaço, é possível desfrutar de uma experiência única em uma decoração elegante e refinada, inspirada em art déco. 


 Estrutura e tecnologia


A construção do prédio mais alto do mundo exigiu a utilização de tecnologia de ponta para superar grandes desafios. Um dos principais era a questão da estabilidade, afinal, sustentar uma estrutura gigante como essa certamente não é uma tarefa fácil, especialmente considerando as condições adversas da região, com tempestades de areia e ventos fortes.


Além da significativa quantidade de concreto utilizada para garantir estabilidade, a escolha do formato único em "Y", que se afina em direção ao topo, também desempenhou um papel crucial no suporte estrutural do edifício. Por conta dessa forma, o prédio possui diversos ângulos distintos, e isso evita a formação de vórtices de vento definidos, além de distribuir o fluxo de ar de maneira desorganizada, protegendo assim a estrutura.


Ademais, a sustentabilidade também foi uma prioridade no projeto. Devido às diferenças significativas de temperatura entre o solo e o topo do arranha-céu, análises detalhadas foram realizadas com base em dados de satélite para reduzir essa disparidade climática, que pode chegar a uma diferença de até 8ºC. 



O Burj Khalifa também se destaca pelo uso sustentável da água, uma vez que incorpora um avançado sistema de condensação capaz de transformar a umidade do ar em água utilizável, gerando impressionantes 15 milhões de galões por dia.


Outro fator que precisou de uma solução tecnológica é o fato de que a altura impressionante do prédio inviabiliza o uso de elevadores convencionais para transportar pessoas e garantir uma experiência rápida e confortável. Por esse motivo, o edifício conta com 57 elevadores que operam a uma velocidade média de 10 m/s, o equivalente a aproximadamente 36 km/h. 


Os recordes da construção do Burj Khalifa


Como vimos e já enfatizamos, o Burj Khalifa alcançou muitos recordes em sua construção, e por isso, não podíamos deixar de ressaltar mais alguns deles:


  • Maior número de elevadores do mundo;
  • Maior observatório ao ar livre do planeta;
  • Maior custo de construção entre todos os edifícios existentes, cerca de US$1,5 bilhão;
  • Piscina mais alta do mundo;
  • Recorde de bombeamento de concreto;
  • Maior fachada de vidro.


Bem, como você pode ver, o prédio mais alto do mundo é realmente incrível. Agora, depois de explorar todas essas curiosidades, certamente você ficou curioso para conhecer de perto esse magnífico arranha-céu, não é mesmo?


Portanto, se você deseja acompanhar mais conteúdos envolventes como esse, não deixe de acompanhar o blog da Lorenzini e se inscrever em nossa newsletter. Além disso, siga nossas redes sociais para ficar por dentro de mais informações, dicas, notícias de empreendimentos e muito mais. 



Eu concordo em receber comunicações e ofertas personalizadas da Construtora Lorenzini.