Calculadora com uma casa, para ilustrar fundos imobiliários

Fundo imobiliário: Entenda como investir

24, Nov, 2022

Para quem não conhece, o fundo imobiliário é uma forma de investimento no mercado. O formato atrai o investidor por ser um meio mais simples e barato de aplicação comparado a compra e venda de imóveis. 


É claro que, antes de investir, você precisa entender como funciona esse formato e o se realmente vale a pena. Pensando nisso, preparamos esse texto com tudo o que precisa saber sobre os fundos. Vamos começar? 


O que é e como funciona um fundo imobiliário? 

O modelo assemelha-se a um “condomínio”, onde os investidores entram com recursos para melhorias naquele espaço. No caso, esse montante é aplicado no mercado imobiliário para gerar renda ao grupo. 


Através do investimento é possível adquirir novos imóveis ou terrenos, além de investir na construção imobiliária. Todo o rendimento desse processo é repartido entre os investidores proporcional a aplicação de cada um. 


Para que tudo seja mantido sob controle, os fundos imobiliários contam com um gestor, cujo papel é administrar tudo relacionado ao investimento. 


Tipos de fundos para investir

No mercado, o fundo imobiliário é dividido em 3 categorias principais que podem ser combinadas para formar um investimento híbrido. Isso significa que você pode investir em uma única categória ou mais de uma. 


Antes de dar esse passo, é importante conhecer os tipos de fundos. Veja a seguir mais detalhes sobre eles: 


Fundos de tijolos

Também conhecidos como fundos de renda, são o formato que investem em ativos reais, ou seja, em imóveis. Esse tipo de investimento tem ganhos com a locação dos imóveis, sejam eles residenciais ou comerciais. 


Além disso, o fundo imobiliário de renda permite a aplicação em vários empreendimentos e regiões distintas. Mas, também é possível se concentrar em um único imóvel, como prédios industriais, por exemplo. 


Fundo imobiliário de papel

O formato é chamado de recebíveis e seu foco é a compra de títulos ligados ao mercado imobiliário. Ao invés de comprar imóveis, o fundo opta pelas letras de crédito e hipoteca, cotas de outros fundos, certificados de recebíveis, dentre outras ações. 


Fundos de fundos

Chamados de FOFs são os fundos imobiliários que investem em cotas de outros para criar uma carteira diversificada. 


O objetivo principal é proporcionar ao investidor o melhor dos dois mundos: otimizando ganhos e diluindo riscos. Os fundos de fundos dão acesso a diversas estratégias de investimento no mercado imobiliário centrados em um único veículo.


Via de regra, esse formato exige o investimento de pelo menos 95% do patrimônio em cotas de outros fundos. 


Vantagens de investir

Essa opção de investimento apresenta a diluição dos riscos que são comuns no mercado imobiliário. Mas esse não é o único benefício ao investidor que opta por essa opção. 


Com o mercado aquecido, o fundo imobiliário se torna atrativo para quem deseja rentabilidade e segurança. Entre as vantagens, podemos destacar:


  • Baixo custo para investir;
  • Menor burocracia e maior liquidez; 
  • Rentabilidade mensal, mesmo quando passiva; 
  • Isenção de impostos; 
  • Diversificação da carteira. 


Como investir no fundo imobiliário? 

Agora que você já sabe de tudo isso, com certeza está curioso para entender como investir. Isso pode ser feito em 3 passos simples:


  • Abra uma conta em uma corretora de valores; 
  • Transfira os recursos que possui para essa nova conta. Não se esqueça de verificar o tamanho do aporte antes dessa transação; 
  • Depois, escolha qual o fundo imobiliário é mais interessante para você. 

Você pode precisar de ajuda nesse processo, por isso não deixe de procurar um especialista para te orientar. 


Vale lembrar que os fundos de tijolos, que investem em imóveis diretos, são o tipo mais simples e com renda passiva. Então, se não quer se arriscar nesse primeiro momento, esse pode ser o melhor caminho. 


Caso queira aprender mais sobre investimentos imobiliários, clique aqui para visitar nosso blog e ter acesso a outros conteúdos como esse. 

Eu concordo em receber comunicações e ofertas personalizadas da Construtora Lorenzini.