Investimento imobiliário: Tudo o que você precisa saber antes de começar!

17, Nov, 2022

O investimento imobiliário é algo tradicional no Brasil por conta da solidez desse mercado. Porém, é preciso compreender o mercado antes de dar qualquer passo. 


Pensando nisso, preparamos esse artigo com tudo o que você precisa saber antes de investir. Continue a leitura para saber mais. 


O que é um investimento imobiliário?

Em resumo, os meios financeiros do mercado imobiliário são baseados na compra e venda de imóveis. Mesmo com as crises e adversidades, esse setor ajuda a girar a economia do país e do mundo. 


Sendo assim, para investir nesse mercado, o caminho mais breve é pela compra e venda.


Existem diferentes tipos de investimentos para apostar no setor. Eles vão do básico a algo mais complexo, como a compra de ações, por exemplo. 


Mas de forma geral, a ideia é ter uma renda através dos imóveis. Seja pela compra e revenda do bem, locação e outros meios que você entenderá melhor a seguir. 


Tipos de investimentos

Se você fizer uma rápida pesquisa no Google, verá que existem inúmeras dúvidas sobre investimentos imobiliários. Entre elas, os formatos para investir sem correr riscos estão entre as mais buscadas.


Quem quer se aventurar nesse mercado precisa munir-se de informações como em qualquer mercado de investimento. Isso porque mesmo sólido, o setor tem seus altos e baixos, com variações e movimentos que podem ocasionar em prejuízos. 


Separamos a seguir os principais meios de investir no setor e como funcionam. Vamos lá?


Investimento imobiliário direto em imóveis

Essa é a forma mais comum para investir no mercado imobiliário. No caso, você compra um imóvel físico e tem duas possibilidades:

  • Colocar para locação e ter uma renda passiva;
  • Reformar o imóvel e vendê-lo por um valor maior do que o desembolsado para a compra. 

Tanto para o aluguel, quanto para a revenda, a estratégia é buscar por regiões consideradas promissoras. Como tendem a valorizar, o proprietário pode ganhar um valor considerável em ambas possibilidades. 


Fundos imobiliários

Esse formato é a porta de entrada para investidores iniciantes. Resumidamente, os fundos imobiliários são uma espécie de "condomínio" entre investidores. 


Eles reúnem seus recursos para aplicar no mercado e ter certa rentabilidade através dos imóveis. Aqui, não existe a preocupação com gastos básicos, como o IPTU e reformas, por exemplo. 


O dinheiro investimento em conjunto é utilizado para a construção ou aquisição de imóveis. Eles também podem ser alugados ou arrendados, mas, neste caso, o valor é repartido proporcionalmente entre o grupo. 


Letra de crédito

Outra forma de investimento imobiliário é a Letra de Crédito (LCI). Trata-se de um título de crédito ofertado por bancos como uma forma de empréstimo ou financiamento. 


Neste caso, o investidor empresta um valor ao banco, que deve repassá-lo a outros clientes como um empréstimo. Em troca, o investidor recebe um valor fixo pelo valor emprestado. 


O processo ocorre por um determinado período, já que a LCI possui data de validade. Mas, como a rentabilidade é fixa, permite que o investidor calcule antecipadamente quanto ganhará na operação. 


Leilões

Os leilões imobiliários são mais uma das possibilidades para investir no mercado. A compra do imóvel é feita via leilão, normalmente, por um valor bastante atrativo e mais baixo do que um bem fora desse processo. 


Isso é possível porque, provavelmente, o imóvel enfrenta dificuldades financeiras e é colocado a leilão para sanar esse problema. 


Com a compra, o novo proprietário pode fazer o que falamos no início: alugar ou vender esse bem para gerar uma renda. 


Como começar a investir?

Você já tem o conhecimento necessário para dar os primeiros passos no mercado imobiliário. Resta escolher qual formato é mais atrativo para começar a investir. 


Mais uma dica nesse processo: se for optar pelo investimento direto em imóveis, apartamentos na planta são uma excelente alternativa. 


Como o imóvel está em construção, as chances de valorizar e render mais dinheiro são altas. 


Vale lembrar que esse formato é uma alternativa de baixo risco entre as demais citadas aqui. Por isso, se deseja fazer um investimento imobiliário, pense nessa possibilidade. 


Se precisar de mais dicas para dar esse passo, podemos ajudá-lo. Visite nosso blog através deste link e acesse outros conteúdos como esse!



Eu concordo em receber comunicações e ofertas personalizadas da Construtora Lorenzini.