Amortizar financiamento imobiliário: Saiba tudo sobre o assunto

06, Jul, 2022

Não sabe como amortizar o financiamento imobiliário? Fique tranquilo! Esse é um processo burocrático, tal como o financiamento em si e por isso gera dúvidas.

Quem não conhece a possibilidade, fica confuso e cheio de perguntas não respondidas.

Mais uma vez: fique tranquilo. Esse texto foi preparado para te guiar na amortização do contrato, continue a leitura para saber mais.


O que é a amortização de financiamentos?


Quem opta por amortizar um financiamento imobiliário tem a intenção de diminuir a dívida original, seja pelo tempo ou redução de parcelas.

Ao pagar cada parcela, você já está de certo modo amortizando o contrato até que o saldo seja quitado. Mas a ideia desse processo não se limita somente a quitar as prestações mês a mês.

O conceito refere-se a adiantar os pagamentos para reduzir juros e taxas cobradas pelo contrato.


Como funciona esse processo?


O primeiro passo para iniciar esse processo é procurar a instituição financeira e solicitar a operação. Embora pareça algo complicado, a operação em si é tranquila.

Porém, é ideal saber detalhes desta transação, já que alguns bancos podem utilizar recursos como o FGTS para amortizar o financiamento imobiliário.

Sendo assim, ao conversar com o banco, você deve entender como irá funcionar a amortização de fato.

O contrato precisa ser firmado no âmbito do Sistema Financeiro da Habitação (SFH). Existem suas maneiras de adiantar as parcelas através da:

●  Tabela SAC;

●  Tabela Price.

Essas tabelas são modelos para os contratos de financiamento e estabelecem regras para a amortização.

No caso do SAC, por exemplo, as parcelas não têm alteração de valor do início ao fim do contrato. O que muda mesmo é o cálculo dos juros.

Enquanto a Price trabalha com influência direta dos juros. Para o primeiro, as parcelas diminuem o valor ao longo do contrato, porque os juros vão baixando. Na segunda, ocorre o contrário.

Sendo assim, pela tabela SAC a amortização é decrescente e na Price crescente.


Amortizar o financiamento imobiliário reduzindo as parcelas ou o tempo de contrato?


A dúvida principal de quem decide pela amortização é o que fazer com o contrato. Isso porque há duas opções: reduzir o tempo com a antecipação das parcelas ou tornar menor o valor da prestação.

É interessante analisar o que fica mais confortável para a sua realidade. Faça uma análise sobre os prós e contras dessa possibilidade para chegar em uma posição.

Na antecipação das parcelas, por exemplo, é indicado para quem tem um suporte financeiro que não comprometa as contas. Neste caso, analise os juros que serão cobrados sobre o saldo devedor.

Ao adiantar as parcelas, você fará economia e também conseguirá quitar o contrato antes do tempo previsto.

Se essa opção afeta o orçamento, a redução do valor das parcelas é mais interessante. Para essa alternativa o tempo do financiamento não sobre alteração, mas garante uma folga na renda mensal.

Depois de decidir qual o melhor caminho para você, lembre-se de entrar em contato com o banco.

Se tem interesse em saber mais sobre assuntos financeiros e do mercado imobiliário, acesse outros conteúdos como esse em nosso blog. Basta clicar aqui para visitá-lo.

 



Eu concordo em receber comunicações e ofertas personalizadas da Construtora Lorenzini.