fundos imobiliários

O que são fundos imobiliários?

27, May, 2022

Você já ouviu falar em fundos imobiliários? Quem deseja investir em imóveis deve conhecer essa alternativa de aplicação, usada para investimentos imobiliários de várias formas. 


Neste texto vamos te explicar tudo sobre os fundos imobiliários (FII) para que você possa conhecer mais sobre essa possibilidade. Vamos lá!


Saiba o que são e como funcionam os fundos imobiliários 


Chamados de FII, esses fundos são uma forma de investimento em grupo. A estratégia reúne pessoas com interesses em comum, neste caso fazer investimentos para a compra e desenvolvimento de imóveis. 


Os investidores podem ter títulos relacionados ao mercado imobiliário, como CEPAC, LCI e cotas de outros FII


Um fundo de investimento é controlado por uma gestora, que pode ser uma instituição financeira. E também tem alguém responsável pelo controle e administração do dinheiro aplicado pelo grupo. 


Por trás disso, há uma equipe para acompanhamento diário de mercado. Ou seja, é um esquema robusto e bem alinhado. 


O gestor tem o papel de fazer as alocações e mudanças relativas ao fundo, como a rentabilidade. Tudo isso é informado aos investidores que precisam pagar um valor pela cota e recebem rendas por isso. 


Quanto mais cotas um investidor possui, maior é a rentabilidade para ele. 


Conheça as vantagens


É claro que os fundos imobiliários oferecem benefícios para tornar essa opção interessante aos cotistas. Aqui podemos destacar:



  • Diversificação dos investimentos, permitindo que você compre aplicações de baixo valor e tenha acesso a imóveis distintos; 
  • Liquidez, já que as cotas são negociadas na bolsa e facilita a venda dos ativos; 
  • Vantagem fiscal pelo fato das pessoas físicas não terem implicações no IR por conta da rentabilidade no FII


Com isso, torna-se interessante usar os fundos como estratégia de investimento no mercado imobiliário. 


Tipos de fundos imobiliários


Existem várias opções de FII e a melhor forma de investir é conhecer cada uma delas para identificar qual é a mais interessante para você. Por isso, continue a leitura. 


Fundos de tijolos - Essa é uma opção para investimento em empreendimentos físicos, tanto novos, quanto aqueles em construção. Fazem parte desse fundo prédios comerciais, hospitais e até mesmo shoppings. 


Fundos de papel - Os fundos imobiliários de papel são chamados assim por investirem em títulos financeiros relacionados ao mercado. As Letras de Crédito Imobiliário (LCI), por exemplo, é uma das opções disponíveis para investir. Nesta modalidade o rendimento é baseado nos “papéis” e títulos. 


Fundos imobiliários de fundos - Como é permitido investir em outras cotas de fundos, os FoFs, como são chamados, são exatamente isso. Nessa opção você pode ter cotas que pertencem a outras modalidades de fundos. A principal característica é a reunião de recursos dos grupos de cotistas, onde o objetivo é ter lucro pela compra e venda das cotas. 


Fundos híbridos - Por fim, essa é a alternativa que mescla diferentes fundos imobiliários, como os de papel e FoFs. Isso é possível desde que o FII pertença a uma mesma carteira. 


Os fundos têm rentabilidade?


Sim, eles rendem e isso acontece de duas maneiras: pela valorização das cotas ou pela distribuição dos rendimentos. 


A valorização é uma lógica similar aos imóveis, que aumentam seu preço com o tempo. Isso acaba elevando o valor patrimonial do fundo e o torna mais rentável. 


Já a distribuição dos lucros, como o nome indica, reparte o lucro líquido dos fundos de investimento para os cotistas de maneira proporcional. 


Quer saber mais sobre o mercado imobiliário e investimentos? Então acesse nosso blog por esse link e veja outros conteúdos como esse.

Eu concordo em receber comunicações e ofertas personalizadas da Construtora Lorenzini.