Cores da casa: dicas para escolher e criar ambientes aconchegante

Pintar é um excelente meio de redecorar um ambiente, dar vida nova a um cômodo e mudar o visual do apartamento.

Essa é uma estratégia para quem está mudando de endereço ou para quem está buscando renovar o astral da casa. Entretanto, uma dúvida muito recorrente é saber como escolher as cores da casa. Nesse artigo, reunimos uma série de dicas para você selecionar os tons que vão deixar o seu cantinho mais charmoso e descolado.

A ideia é mostrar que há diversos critérios que podem ajudar a determinar as cores da casa. Além das suas preferências pessoais, é preciso levar em consideração os usos daquele cômodo que vai receber a pintura e qual o estilo de decoração predominante.

O primeiro passo para fazer a escolha certa é entender que as cores são divididas em dois grandes grupos: os tons quentes e frios.

 

Cores quentes e Frias

 

As cores quentes são aquelas que passam pelo amarelo, laranja e vermelho e são ótimas para aquecer o ambiente. Elas colaboram para trazer mais alegria e movimento para o cômodo. Entretanto, se usadas em excesso, podem trazer uma sensação de ansiedade para quem permanecer muito tempo no espaço.

Já as cores frias são as que passam pelos tons de azul, roxo e verde. Elas contribuem para deixar o espaço mais calmo, sóbrio e tranquilo. O ponto de atenção é que se muito usadas podem colaborar para uma sensação de tristeza e depressão.

Uma boa dica é pensar na finalidade de um ambiente: uma sala de jantar pede mais vibração, por isso, combina com tons mais quentes. Já os espaços de descanso como quartos, pedem cores mais frias.

cores quentes e frias

 

Outro ponto que merece muito a atenção na hora de escolher as cores da casa diz respeito à iluminação dos ambientes. Isso porque, cores mais claras colaboram para deixar o ambiente mais iluminado. Além disso, espaços mais claros parecem maiores e mais amplos. Se a ideia é apostar em tons claros, não precisa ficar na mesmice do branco ou do gelo. Existem vários tons de amarelo e rosa que podem acrescentar um charme extra no ambiente.

Já tons mais escuros absorvem mais luz, o que colabora para o ambiente ficar menos iluminado ou precisar de mais luz artificial. Cômodos pintados com cores mais escuras também parecem menores. Contudo, ainda que isso possa parecer uma desvantagem, vale lembrar que ambientes menores podem ser mais aconchegantes e intimistas.

Outro ponto que pode ajudar na escolha das cores da casa é considerar a atemporalidade. Uma cor atemporal é aquela que não fica marcada em um determinado período histórico, que não segue uma tendência específica na decoração. Essa é uma característica que traz mais elegância para o apartamento, além de colaborar para economizar, já que cores da casa atemporais não vão ser renovadas a cada mudança de tendência.

Se você achou essa uma boa dica, os tons que são mais atemporais são aqueles mais neutros e clássicos, como os beges, cinzas e marrons. Vale lembrar que o preto e o branco também fazem parte dessa cartela de cores e também são versáteis e combinam com acessórios com diferentes texturas e estampas.

 

Pintura

 

Por fim, mas não menos importante, é preciso considerar o seu gosto e o seu estilo de decoração. As cores da casa vão fazer parte do seu dia a dia e é ideal que elas reflitam a sua personalidade. Uma boa ideia é escolher uma parede do cômodo para receber a pintura. Assim, você pode ousar nas cores sem medo de exagerar.

Para mais dicas de decoração e informações sobre o mundo da construção civil, consulte o nosso blog e acompanhe os nossos artigos.

 


 

Veja nosso post anterior: 6 ideias criativas para paredes de cozinhas decoradas

#Vero #Lorenzini #SãoCaetano #Apartamento #Empreendimento #Pintar #Pintura

POSTS RECENTES

IMÓVEIS À VENDA

Vero Lorenzini

Ver Mais

Edifício Rarità

Ver Mais

Edifício VidaBella

Ver Mais