Quais são as tendências para o mercado imobiliário no segundo semestre de 2022?

09, Aug, 2022

Já chegamos à segunda metade do ano, e a chegada do segundo semestre de 2022 representa diversas mudanças que aconteceram no mercado imobiliário durante o tempo, assim como as tendências que estão por vir.


Após dois anos de pandemia, e consequentemente, um cenário econômico global instável, o mercado imobiliário está se reaquecendo cada vez mais. No primeiro semestre de 2022, foi possível analisar um crescimento na oferta de crédito, e também o aumento na quantidade de lançamentos e vendas de imóveis.


Se você está em dúvida sobre o que se espera do mercado imobiliário no 2º semestre de 2022, continue a leitura para saber mais.


O que esperar no segundo semestre de 2022


Estima-se que o cenário positivo do primeiro semestre continue no segundo semestre do ano, pois o aumento do número de lançamentos imobiliários e a venda de suas unidades movimentam a economia.


Mas é importante lembrar que o mercado imobiliário é influenciado principalmente pelo comportamento do consumidor, seguindo diferentes tendências, confira as principais projeções:


Imóveis maiores com ambientes diferenciados

Atualmente, a rotina de grande parte dos brasileiros mudou, principalmente após dois anos de pandemia, em que passamos a maior parte do tempo em casa. 


Com a aderência do trabalho em home office pelas empresas, é possível projetar que a procura por imóveis espaçosos aumente no segundo semestre, visto que os consumidores procuram espaços confortáveis para seu trabalho e em seu tempo de descanso.


Junto a essa necessidade, outra exigência dos consumidores são ambientes de lazer e utilidades diferenciados no imóvel, como espaço coworking, academia, piscina e outros que ofereçam comodidade aos moradores.


Localização estratégica

A localização de um imóvel tem grande peso na decisão de compra, e afeta diretamente em como será a vida de quem mora nele.


O consumidor procura empreendimentos com uma boa localização e infraestrutura que possam agregar na qualidade de vida, isto é, próximo ao trabalho e da faculdade, com fácil acesso a comércios e serviços, e com opções de lazer diversas nas redondezas.


É fato que além de trazer conforto, uma boa localização traz muito mais economia aos consumidores, visto que reflete nos gastos com locomoção.


Projetos sustentáveis 

A sustentabilidade é um pilar essencial para a qualidade de vida de todos nós, por isso, empreendimentos com projetos sustentáveis se tornaram um atrativo para muitos consumidores.


Além de trazer mais consciência com os impactos ambientais, um empreendimento sustentável pode trazer economia para seus moradores, através de práticas como luz de LED, torneiras com temporizador e água de reuso nas áreas comuns.


Essas soluções têm impacto positivo na conta do condomínio no final do mês, reduzindo gastos.


Conclusão

Neste artigo, você entendeu as projeções e tendências do mercado imobiliário para o segundo semestre de 2022, não restam dúvidas que investir em imóveis que tragam as inovações que abordamos significa estar em vantagens na hora de adquirir seu apartamento.



Eu concordo em receber comunicações e ofertas personalizadas da Construtora Lorenzini.