Taxa de vacância

O que é taxa de vacância? Confira 3 fatores que afetam os FIIs

01, Jul, 2022

Se você deseja investir em fundos de investimento imobiliário, precisa entender melhor como funciona esse tipo de ação. Os FIIs, como são chamados, possuem diversos indicadores para mostrar se vale ou não a pena investir, caso da taxa de vacância.

Vamos falar sobre eles no decorrer do texto, por isso continue a leitura.



O que são indicadores financeiros?


Basicamente, os indicadores são métricas baseadas na coleta de informações para gerar dados importantes sobre demonstrações financeiras.

Então, entende-se que a métrica apresenta os dados mais relevantes para gestores e investidores, como forma de orientá-los. Os indicadores financeiros dão um panorama geral da saúde financeira das empresas e o quão rentável é aquele fundo.



Entendendo a taxa de vacância



Esse é um dos indicadores mais importantes para analisar antes de investir no mercado imobiliário, mais especificamente em FIIs.

Quando a economia aquece, conseguimos mensurar isso pelo aumento da procura por imóveis, sejam para compra ou locação. Se há retração econômica, o efeito é contrário, diminuindo a busca.

A taxa nada mais é que a média de espaços vagos em um empreendimento, considerando áreas disponíveis e totais daquele imóvel. Conjuntos de imóveis também podem ser considerados nesse sentido.

Neste caso, quando a economia cresce, as empresas buscam por espaços para ampliar suas instalações. Ou seja: mais escritórios, redes de lojas e comércios são alugados, normalmente em locais de boa movimentação.

Novos negócios também surgem nesse momento e precisam de espaços físicos para essas atividades.

Em resumo, esse indicador diz respeito à oferta e demanda de imóveis.



Outros 3 indicadores para ficar de olho



A taxa de vacância não é o único indicador que você deve analisar antes de investir. Há outras métricas e separamos 5 delas, confira a seguir:



1) Rentabilidade



Esse indicador é usado para avaliar o desempenho de empresas através da análise dos lucros. A métrica apresenta ao investidor dados correspondentes ao quanto aquela companhia tem de retorno financeiro.

Dentro desse indicador, podem ser analisados:

●  Retorno sobre Investimento (ROI);

●  Retorno sobre Patrimônio Líquido (ROE);

●  Margem Líquida e Bruta;

●  Margem EBITDA.



2) Endividamento



Além da taxa de vacância, também é analisado o indicador de endividamento. Serve para medir o grau das dívidas acumuladas por uma companhia, compreendendo sua real situação financeira.

Esse indicador é baseado em algumas fórmulas, principalmente a dívida líquida/EBITDA. Com o cálculo é possível entender quanto tempo levaria para a empresa saldar a dívida líquida, isso se o EBITDA fosse constante.



3) Liquidez



Há vários indicadores para apontar a liquidez de uma organização. Nesse caso, a proposta é entender o modelo de prazo e a capacidade de pagamento dos envolvidos. Destacam-se os indicadores de:

●  Liquidez corrente;

●  Liquidez seca;

●  Liquidez imediata;

●  Liquidez geral.



Junto à taxa de vacância, esses indicadores são analisados para entender os investimentos imobiliários e o caminho a seguir. A análise ajuda a realizar investimentos que sejam rentáveis.



Tem dúvidas sobre o mercado imobiliário? Nosso blog traz diversos conteúdos sobre o assunto para quem deseja investir nesse setor através da compra de imóveis. Clique aqui para acessá-lo!

 


Eu concordo em receber comunicações e ofertas personalizadas da Construtora Lorenzini.