Setor imobiliário pós-pandemia: Veja o que muda

Setor imobiliário pós-pandemia: Veja o que muda

03, Jun, 2022

Você já parou para pensar como ficou o setor imobiliário no pós-pandemia? Durante esses 2 anos, o mercado se mostrou resiliente em meio a crise que afetou negativamente inúmeros nichos. 


Para ter noção, somente em junho de 2021, que o mercado registrou uma alta simultânea de lançamentos e vendas. Esse é um dado levantado pela Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias (Abrainc) e Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe).


E o que mudou nesse período crítico? Continue a leitura para descobrir. 


Como ficou o setor imobiliário no pós-pandemia?


Todas as análises para o mercado apontavam para um futuro negativo posterior à crise. No entanto, o setor foi na contramão e superou todas as expectativas. 


A Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) mostrou um aumento de 27,1% das vendas no primeiro trimestre de 2021. Isso comparado ao mesmo período de 2020, o primeiro ano da pandemia. 


Há mais dados que mostram como o mercado e o consumidor tem se comportado. Uma pesquisa da OLX revelou que cerca de 37% dos usuários não têm preocupação com a crise quando buscam um imóvel na plataforma. E outros 10% afirmam que a procura por casas e apartamentos aumentou. 


Por isso, é correto dizer que o setor passa por um momento de aquecimento e terá uma atuação bastante positiva com o fim da pandemia. 


Momento de reinvenção


Essa não é a primeira e nem será a última crise que o mercado vai enfrentar. Nesse período, a resiliência foi a palavra-chave encontrada pelas construtoras, incorporadoras e imobiliárias para continuarem ativas. 


Agora, há outro cenário para o setor imobiliário pós-pandemia, onde a motivação é se reinventar. 


Diversos mercados foram afetados e precisaram encontrar um novo jeito de vender nesse período. Para se manter, o setor investiu em alternativas para fugir dos obstáculos e encontrar um caminho certeiro para a reestruturação.  


Além disso, é muito importante que o mercado compreenda a dor do cliente e consiga saná-la de maneira segura e eficiente. Essa é a chave para continuar no cenário atual posterior à pandemia. 


Retomada das atividades presenciais


Com as movimentações do setor imobiliário pós-pandemia, é importante ficar atento a alguns pontos, sobretudo pela reabertura dos plantões. 


O mercado apresenta uma demanda reprimida desde 2014, com uma melhora em 2019, um ano antes da crise. Isso resultou em um nível de estoque confortável para trabalhar sem ficar apertado. 


Além disso, outros pilares foram observados como favoráveis à retomada das atividades presencias:


- Baixa na taxa de juros que é essencial para alavancar o crescimento do mercado;

- Confiança do consumidor em voltar às atividades, graças ao avanço da vacinação e redução das medidas sanitárias. 


Tudo isso colabora para que o setor tenha um retorno positivo. 


Projeções para o período 


O momento ainda exige cautela, afinal, é incerto o futuro do setor, tal como outros nichos que foram afetados. Por isso, é importante analisar todos os dados e compreender o comportamento atual do consumidor.


O cenário atual é algo inédito para o setor imobiliário no pós-pandemia. Há um volume alto de ofertas, condições favoráveis para solicitação de crédito e aumento da população elegível a esses contratos. 


Tem interesse em conhecer mais sobre o mercado imobiliário? Então acesse nosso blog por esse link.

Eu concordo em receber comunicações e ofertas personalizadas da Construtora Lorenzini.