4 dicas para ter uma casa sustentável

10, Jan, 2022

Sabia que é possível cuidar do meio ambiente através do lugar que você mora? Ter uma casa sustentável é o melhor caminho para melhorar a saúde do planeta e não é  algo difícil de fazer.


Com práticas simples do dia a dia e mudanças de hábitos, você consegue colaborar para um mundo mais saudável.


Foi pensando nisso que listamos essas 4 dicas simples para tornar a sua casa um local que cause pouco impacto ao meio ambiente. Vamos nessa?


O que é uma casa sustentável?


Trata-se de um conceito onde a residência realiza iniciativas consideradas econômicas e com menor consumo de recursos não renováveis.


No caso, a casa é envolvida em ações que causem o mínimo possível de impacto ao meio ambiente. Nisso vai desde manter os aparelhos eletrônicos fora da tomada até reciclar insumos usados no nosso dia a dia.


Sabendo disso, podemos ir para o próximo tópico, onde você vai descobrir como tornar o seu apartamento em um lar sustentável. Continue a leitura!


Como transformar o meu apartamento para ajudar o meio ambiente?


Para quem deseja adotar essa postura, tornar sua casa sustentável e ajudar na preservação do ambiente, temos 4 dicas para isso.


São ações simples para colocar em prática e que não irão interferir na sua rotina, pelo contrário, você executará com facilidade. Nos próximos tópicos você confere o que preparamos.


1) Economize água e energia


Esses são recursos essenciais para nossa sobrevivência, sobretudo a água. Sem eles muitas atividades de rotina ficam comprometidas, por isso é totalmente necessário usá-los com consciência.


Há uma série de cuidados para tomar que geram redução do consumo, como, por exemplo:


·        Aproveitar a iluminação natural ao longo do dia;

·        Evitar de deixar luzes acessas em ambientes vazios – um sensor de presença pode ajudar nesses casos;

·        Diminuir o tempo no banho;

·        Utilizar a capacidade máxima dos eletrodomésticos, como a máquina de lavar roupas e louças. Usá-las cheias evita a necessidade de inúmeras lavagens.

 

Todas essas práticas são fáceis de executar e irão colaborar para ter uma casa sustentável. Você pode, inclusive, começar agora mesmo com esses cuidados.


2) Troque as lâmpadas para a versão LED


As lâmpadas LED são uma opção de baixo consumo e longa durabilidade, gerando uma economia significativa nas contas. Essa versão consome até 80% menos energia comparado as incandescentes e fluorescentes.


Atualmente existem lâmpadas do modelo com tecnologias que são ainda mais positivas para o meio ambiente. Há opções com sensor de presença embutido, evitando deixar as luzes ligadas sem necessidade.


No mais, lembre-se de deixar janelas e cortinas abertas para que os raios solares iluminem a casa. Paredes em tons claros também ajudam a aproveitar melhor a luz natural nos ambientes.


3) Desligue aparelhos da tomada


Alguns aparelhos continuam consumindo energia mesmo quando desligados por conta da função stand-by. Esse é um vilão do consumo, uma vez que seu gasto é silencioso, pois pensamos que o aparelho esta “desligado”.


Micro-ondas, televisores, filtros elétricos e até mesmo os roteadores de WiFi apresentam essa função. O ideal é mantê-los fora da tomada enquanto não estão em uso para que consumir menos energia.


4) Sempre prefira reutilizar


Muitas coisas usadas em nosso dia a dia podem ser reutilizadas ao invés de ir para o lixo. Normalmente lembramos de utilizar a água, por exemplo, para limpeza da casa, mas há outras coisas que você pode fazer.


Com um pouco de criatividade, você pode transformar itens que iriam pro lixo em algo para decorar sua casa sustentável. Garrafas de vidro e PET, rolhas, latas, tudo pode virar algo no lugar do descarte.


Projetos sustentáveis da Lorenzini


Você sabia que nossos projetos apresentam soluções que causam menor impacto no meio ambiente?


Temos foco na redução e aproveitamento máximo dos recursos utilizados nas construções. E depois de prontos, os empreendimentos seguem práticas sustentáveis, como utilizar água de reuso para regar os jardins e limpeza.


Aproveite para conhecer mais da nossa proposta e apartamentos à venda. É só clicar neste link

Eu concordo em receber comunicações e ofertas personalizadas da Construtora Lorenzini.