O que é fintech e como ajuda na compra de imóvel?

15, Dec, 2021

Em algum momento, você já deve ter sonhado com a sua casa própria, mas a falta de dinheiro atrapalhou esse desejo. Caso não saiba o que é fintech, essa pode ser a solução para realizar o seu sonho.


Você, inclusive, já deve utilizar alguns serviços que esse formato de negócio oferece. Contas bancárias, cartões de crédito e outras soluções financeiras, como um financiamento imobiliário.


Neste texto, iremos te explicar o que é fintech e como pode ser uma alternativa para comprar um imóvel. Por isso, continue a leitura para mais detalhes.



O que é uma fintech?


Para começar, você precisa entender o conceito desse modelo de negócio que irá te ajudar a comprar seu apartamento.


Provavelmente você já ouviu falar sobre startups, negócios que apresentam soluções tecnológicas para facilitar a vida dos consumidores. A Uber, por exemplo, é uma dessas empresas.


Sendo assim, uma fintech nada mais é que uma startup inserida no mercado financeiro.



Qual a relação com o setor imobiliário?


Agora que você sabe o que é fintech, precisamos entender qual a relação com a compra de imóveis.


No caso, essas empresas podem oferecer inúmeras soluções financeiras, como os cartões de crédito citados no início do texto. Sendo assim, linhas de crédito e financiamentos são uma possibilidade.


As fintechs que prestam serviços imobiliários são responsáveis por ofertar financiamentos e empréstimos atrativos. Diferente de instituições tradicionais, são mais flexíveis até mesmo na hora da análise de crédito, por exemplo.


Hoje, uma das expoentes neste mercad006F é a CrediHome, uma empresa que surgiu para facilitar o acesso ao crédito.


Leia também: Como ter organização financeira para comprar um imóvel?


Como funciona o serviço dessas empresas?


Fintech é uma intermediadora para os contratos de financiamento, ou seja, uma solução para simplificar o acesso do cliente ao serviço. Ela realiza comparações dos valores se baseando no perfil dos clientes de forma ágil.


Sem essa plataforma, o interessado precisava analisar diversas instituições financeiras e as taxas trabalhadas por elas. Isso sem mencionar as exigências dos bancos, como a renda mínima para o financiamento.


Agora, o consumidor nem precisa sair de casa para realizar essa análise, já que tudo é feito pela internet. Será encontrado imóveis dentro do valor que ele deseja investir e financiamentos que se enquadrem em seu perfil.


Simples, prático e assertivo, o que torna a compra algo tangível.



Benefícios oferecidos pelas fintechs


Depois de saber o que é fintech, também é interessante conhecer os benefícios oferecidos por essa solução.


O que chama mais atenção nesses negócios é a facilidade entregue, por ser um processo menos burocrático. Se você tem uma conta em bancos dentro desse conceito, tudo é feito em poucos cliques.


Não é diferente para a contratação de um financiamento imobiliário. Hoje o consumidor não precisa mais bater de banco em banco para obter informações e contratar a linha de crédito.


Além de não ser tão burocrática, a solução também apresenta:


·        Segurança em todo o processo;

·        Otimização do tempo para a contratação;

·        Mais alternativas de financiamento;

·        Propostas alinhadas ao perfil do consumidor, logo mais econômicas.



Tudo isso são pontos que chamam atenção justamente por facilitarem o acesso do cliente ao crédito.


Desta forma, a resposta para o que é fintech fica na ponta da língua: a solução que te deixa mais perto do sonho da casa própria.


E se você está estudando meios de comprar o seu apartamento, nosso blog pode ajudar! Aqui você encontra diversos conteúdos sobre o mercado imobiliários e financiamentos, clique neste link para acessá-lo.


Eu concordo em receber comunicações e ofertas personalizadas da Construtora Lorenzini.