Feng Shui: A arte de harmonizar ambientes

17, Nov, 2021

O Feng Shui é uma arte milenar com origem na China e vai muito além de uma simples decoração. 

Seu lar é um refúgio, onde você deve encontrar paz e conforto depois de um dia corrido. E é esse o foco dessa arte chinesa: proporcionar bem-estar ao ambiente através do cuidado e organização.


Caso não conheça essa técnica, fique tranquilo, iremos explicar tudo sobre ela a seguir:


O que é Feng Shui?


De forma resumida, essa é uma técnica milenar para arrumação de cômodos e ambientes, mas não fica só nisso. O objetivo desse método é trazer equilíbrio energético e harmonizar a casa.

 

Na tradução literal do termo, Feng Shui significa vento-água e isso explica um pouco sobre a arte. Para os chineses, ela é como o vento que não conseguimos entender e a água que não podemos agarrar.


Esses dois elementos se interligam e estão presentes no nosso dia a dia. E dizem que o vento traz a água da chuva que nutre o solo. Sem ele, o líquido fica parado e pode causar doenças, por exemplo. Isso remete à estagnação das energias em um ambiente.

 

Por isso, a técnica defende o cuidado e organização dos cômodos com frequências, para eliminar energias ruins.

 

Qual o benefício do Feng Shui para a sua casa?


Um ambiente sem equilíbrio pode abrir espaço para energias negativas que afetam quem vive naquele lugar. A técnica chinesa ressalta que a casa precisa de atenção, assim como cuidamos de nosso corpo e mente.

Por conseguir identificar a falta de harmonização no lar, o Feng Shui é chamado de acupuntura da casa. Da mesma maneira que ocorre no corpo, a acupuntura tem o poder de eliminar energias ruins, por isso a comparação.

Quando começa a ser aplicado no ambiente, é possível sentir a mudança quase imediata. Parece até que o local consegue respirar com mais tranquilidade!


Como aplicar a técnica no seu lar?


Todos os cômodos podem ser organizados pelo Feng Shui, por isso o baguá é utilizado na aplicação da técnica. Ele é um mapa que descreve os centros de energia de acordo com o ambiente.


O baguá é dividido em 8 segmentos, representados por um octógono e cada parte dele tem uma influência diferente na vida. Neste caso, você sentirá os impactos em:


·        Relacionamentos;

·        Amizades;

·        Trabalho;

·        Família;

·        Espiritualidade;

·        Criatividade;

·        Prosperidade;

·        Sucesso.


A técnica chinesa é formada com base na energia que transita pela casa, chamada de chi. Por isso, a posição dos objetos pode influenciar na movimentação dessa energia que deve ter o caminho livre.

Basicamente, algumas peças irão impedir e outras possibilitar a circulação do chi pela casa. É isso que a aplicação deve priorizar. Veja a seguir como organizar a sua casa de acordo com o Feng Shui:



Hall de entrada


Neste cômodo é importante evitar o uso de espelhos posicionados em frente à porta de entrada porque pelos princípios da arte o reflexo espanta a sorte. Isso não significa que você não deve ter o item nesse espaço. O Feng Shui ensina que espelhos no corredor opostos à porta garantem uma boa energia.

Você também deve se atentar a outros pontos:


·        A entrada sempre deve ser bem iluminada, tornando o ambiente aconchegante;

·        Para receber bem as pessoas, é interessante ter como enfeite quadros, vasos de plantas ou esculturas, mas sem exageros para não impedir o fluxo de energia.


Leia também: Decoração verde: Como aplicar na sua casa?


Sala de estar


Outro ambiente que é harmonizado pelo Feng Shui é a sala de estar. Esse é um cômodo que passamos bastante tempo, principalmente com a família e amigos.

Pela técnica, a sala precisa ter cores que remetam ao natural e à tranquilidade, por isso o branco é bem-vindo. A mescla com cores mais vivas incentiva a socialização no ambiente.

O sofá é um móvel de grande importância na arte chinesa, já que é responsável por equilibrar as energias. É indicado que ele fique encostado nas paredes, também para proporcionar mais fluidez.

No centro do cômodo use mesas, lustres, tapetes e objetos arredondados para enfatizar paz e força.



Feng Shui na cozinha


Na cozinha, os alimentos precisam ficar sempre à vista com a intenção de atrair fartura e mais criatividade para o preparo.

Também é importante que os móveis sejam de madeira ou aço por terem relação com a água. Não é indicado que o fogão e forno fiquem próximos à geladeira, por exemplo, para que a energia não se perca.

Assim como no hall, a iluminação na cozinha é essencial para trazer a sensação de segurança ao ambiente.


Quartos


Nos quartos, a técnica exerce influência até mesmo sob a posição das camas, por isso é importante ter atenção ao organizá-los.

A cabeceira deve ficar direcionada para o norte, possibilitando o andar livre da energia. A única ressalva é que caso a parede tenha tubulações do sistema hidráulico, não é indicado posicionar a cama lá, pois interfere no sono.

Feng Shui no banheiro


Por fim, o banheiro é um ambiente de fuga energética e pode se tornar um vilão pela alta concentração de água. A porta do cômodo deve ficar sempre fechada e o sistema hidráulico ser verificado com frequência, evitando vazamentos.

No Feng Shui, o ambiente é estabilizado com plantas naturais e a terra dos vasos que ajudam a equilibrar o espaço.


Gosta de dicas como essa? Temos outros conteúdos sobre organização e decoração que podem te interessar. Clique aqui e acesse nosso blog. 

Eu concordo em receber comunicações e ofertas personalizadas da Construtora Lorenzini.