O que observar ao escolher o apartamento dos sonhos?

14, Jun, 2021

Você decidiu que está na hora de ter o seu próprio canto, mas não sabe por onde começar? Fique tranquilo, pois vamos te mostrar como escolher o apartamento dos sonhos.

Esse passo importante em sua vida não pode ser dado sem referências, afinal a compra de um imóvel é um processo complexo. Para te ajudar nessa missão, preparamos o texto seguir com os principais pontos a serem observados:


O apartamento dos sonhos precisa caber no bolso


Antes de dar qualquer passo, é fundamental fazer as contas de quanto você pode investir nesse sonho. O imóvel é um bem de alto valor e que irá gerar uma dívida por um longo período. Desta forma, é importante olhar com calma o seu orçamento e entender o que ele te possibilita financeiramente.


A ideia é conquistar a casa própria, sem causar prejuízos em suas finanças ou da família. Isso não fica limitado ao custo em si, mas outros aspectos como:

— Se o valor é compatível à localização;

— Se existe a possibilidade de valorização do imóvel;

— Como está o mercado em relação às taxas para financiamento?

— Quais são as condições de pagamento oferecidas no contrato?


Esses são alguns pontos que você deve pensar antes mesmo de começar a busca pelo apê que sempre sonhou.


Leia também: Como ter organização financeira para comprar um imóvel?


O barato pode sair caro


Ainda sobre a questão dos custos, nem sempre o apartamento dos sonhos é o mais barato.

Se a ideia é encontrar um imóvel compatível com o seu orçamento, não quer dizer que você precisa investir em algo sem valor. A compra da casa própria deve atender às suas principais necessidades, onde entram a estrutura, localização e outros fatores.


Então não é porque existe um apartamento com valor mais em conta que ele realmente é o que você procura. É preciso avaliar e colocar na ponta do lápis todos os seus objetivos e desejos.


Considere o espaço


A disposição dos cômodos é importante, mas antes de falar sobre ela é preciso dar atenção ao espaço.


Ao escolher o apartamento dos sonhos você deve considerar quanto de espaço terá disponível. Isso porque é mais fácil flexibilizar a estrutura dependendo da metragem para atender as necessidades do morador.


Se o imóvel dispuser de pouco espaço, é mais difícil reprojetar os cômodos da maneira mais adequada. Quanto maior o espaço disponível, mais “simples” se torna essa tarefa.


Os cômodos também merecem a sua atenção


O primeiro contato com o apartamento dos sonhos acontece através da planta, que permite que você verifique os detalhes além do espaço.


A planta do imóvel apresenta a disposição dos cômodos para cada unidade. Desta forma, você pode se informar sobre alguns pontos relevantes em seu novo lar.


Tudo irá depender de como você imagina o seu cantinho. Por exemplo, se a ideia é ter ambientes com conceito aberto, é preciso verificar se o imóvel tem estrutura para remover algumas paredes.

Assim você consegue descartar a frustração de somente descobrir isso quando for deixar o apê do seu jeito. Também é importante verificar outras questões, como:


— Como será a iluminação dos quartos e sala, dando atenção à luz natural nestes cômodos;

— Se ambientes que demandam ventilação, como a lavanderia e banheiro, possuem essa saída de ar.


Já que você avaliou o espaço, caso os cômodos não estejam da forma que pensou, podem ser alterados posteriormente. 


Visite o local em diferentes dias e horários


A localização de um imóvel é um fator decisivo na hora da compra, não apenas pelo fator de valorização. É ali que você irá morar por um bom tempo, então é importante conhecer onde está pisando.


Uma boa dica é visitar o apartamento dos sonhos para conhecer o bairro em que está localizado. Você deve fazer isso sem uma rotina, indo em dias e horários distintos.


O bairro pode ser calmo às segundas-feiras, mas totalmente o oposto às sextas, já pensou por esse lado? Por isso é importante fazer uma “vistoria” mais de uma vez e diferenciar o período em que irá passar por lá.


Essa tarefa precisa ser feita até mesmo antes de fechar a compra, para não ser pego de surpresa quando mudar. Se você já conhece mesmo o bairro, fica ainda mais fácil todo esse processo!


O que você encontra fora do apartamento dos sonhos?


Não é só do lado de dentro que o imóvel precisa atender as suas necessidades. Tanto no interior do condomínio como no entorno é necessário que você encontre aquilo que precisa.


No caso do condomínio, veja o que a construtora oferece para o seu lazer e da família. Hoje em dia existe a tendência de condomínios-clube, com uma oferta maior de itens de lazer.


Esse conceito foge do tradicional, trazendo espaços como academias, SPAs, área gourmet, home office e muito mais.


Já na região, avalie como é o comércio do bairro, se há escolas, bancos e outros serviços que possam precisar nas proximidades. A acessibilidade também deve ser estudada com atenção, já que nem sempre trabalhamos perto de casa.


Depois de todas essas dicas, você já está pronto para começar a procurar pelo seu apartamento dos sonhos. E se precisar de ajuda nessa escolha, o blog da Lorenzini tem diversas informações. É só clicar neste link para acessá-lo. 

Eu concordo em receber comunicações e ofertas personalizadas da Construtora Lorenzini.