Decoração verde: Como aplicar na sua casa?

20, May, 2021

Sabe aquela plantinha que cuidamos com carinho? Ela também pode ser um item que faz total diferença em seu lar, não apenas para deixá-lo mais bonito. A decoração verde tem ganhado força e se tornado indispensável nos apartamentos.


Isso porque cada vez mais as pessoas estão começando a ter atitudes sustentáveis também em casa. Por isso, contar com mais itens naturais, como as plantas, faz toda a diferença. Além de embelezar o ambiente, elas ainda ajudam a filtrar a poluição que nos deparamos diariamente, melhorando o ar.


E que tal aprender como trazer o verde para dentro de casa? Continue a leitura para conhecer as 4 dicas que preparamos sobre decoração para você.


1) Ocupe espaços vazios


Já reparou que alguns cantinhos da casa ficam mais deslocados do que os outros? Normalmente isso ocorre porque falta algo para ocupar aquele espaço.


Quinas entre as paredes são um ótimo exemplo de locais na casa que ficam vazios e “sem função”, assim como o espaço que sobra entre os móveis. Você pode mudar isso usando um vaso charmoso acompanhado por uma planta, assim ele ganha um toque a mais.


Porém, é importante preencher o local com cautela para não fazer a decoração verde de forma errada. Sendo assim, atente-se à espécie da planta e confira se ela se adéqua ao ambiente. O mesmo vale para o vaso, se o espaço é pequeno, um item grande pode diminuí-lo ainda mais.


2) Quando o assunto é decoração verde, lembre-se que menos é mais


A decoração verde entra para tornar o ambiente acolhedor, arejado e ainda mais bonito. Mas é preciso ter limites e bom-senso na hora de compor o ambiente com as plantas.


É essencial ter cuidado com o excesso, porque pode resultar em um efeito longe do esperado no apartamento. As plantas podem causar poluição visual se forem usadas de forma exagerada, assim como qualquer outro item de decoração.


Sendo assim, é muito importante considerar o espaço e as suas limitações na hora de trazer a natureza para dentro de casa.


Leia mais: Construção sustentável: veja como a Lorenzini atua


3) Busque inspirações e seja criativo


Para algumas pessoas, a decoração verde pode ser uma novidade, até mesmo em relação a como cuidar das plantas. Antes de mais nada, é importante buscar inspirações e aprender mais sobre esses itens, afinal eles vão precisar da sua atenção.


As referências servem para conhecer mais sobre as plantas, onde elas podem ser coladas, se precisam de mais luz, entre outras questões. Não é só colocar a planta no ambiente, tudo bem?


Há espécies que crescem mais e em pencas, ideais para ficar suspensas, enquanto outras são mais discretas e podem servir como decoração para os móveis. Também vale a pena ser criativo, você pode usar diferentes materiais e cores para os vasos, por exemplo. Ou até apostar em pequenos jardins verticais em uma área disponível.


4) Decoração verde combinando com o ambiente


Utilizar o verde é uma forma de trazer elementos que combinem com o estilo de decoração do seu apartamento.


Se o tom é minimalista, há plantas ideais e que combinam perfeitamente com esse estilo. Neste caso, opções retas e geométricas combinam bastante com a ideia do minimalismo, proporcionando, inclusive, um ar moderno.


As cores também podem ser pensadas para trazer combinações interessantes e criativas. Mais uma vez, ter referências ajuda a compor a decoração verde de forma que ela combine com o estilo desejado por você.


Por que apostar na decoração verde?


As plantas ajudam a dar mais vida ao apartamento com uma pitada de alegria, aconchego e cor nos ambientes. Além de ser um benefício e tanto para a saúde dos moradores, pois deixam o ar mais leve e limpo, o que é bastante vantajoso.


É por isso que a tendência nunca sai de moda, afinal quem não deseja um cantinho gostoso em meio às plantas, não é mesmo? Precisa de mais dicas como essa? Então acesse o blog da Lorenzini clicando aqui.