Certificação AQUA: O que é e por que você precisa conhecê-la antes de comprar um imóvel?

21, Apr, 2020

A Certificação AQUA é uma forma de atestar que os edifícios seguem a normas básicas de segurança ambiental. Esse certificado foi adaptado com base em um documento francês e, aqui no Brasil, é aplicado pela Fundação Vanzolini.

Empreendimentos que possuem essa certificação estão dentro de padrões sustentáveis pré-estabelecidos. Com isso, os projetos se tornam ambientalmente seguros, o que é muito importante para garantir também o bem do meio.

Pensando nisso, preparamos um artigo para explicar tudo sobre a certificação e a importância de obtê-la em um empreendimento, acompanhe:


Afinal, o que é a Certificação AQUA?

Em resumo, AQUA significa Alta Qualidade Ambiental. O certificado visa mostrar esse aspecto nas construções, sendo necessária uma rigorosa avaliação para obter tal título.

O documento é uma forma de comprovar que o edifício oferece aos moradores opções sustentáveis para seu bem-estar. Normalmente, os empreendimentos que recebem a Certificação AQUA têm como pilares:

·        A economia de água e energia elétrica;

·        Manutenção com custo acessível;

·        Redução nas taxas condominiais;

·        Qualidade de vida e maior conforto aos moradores;

·        Valorização natural do imóvel com o passar dos anos.

Além disso, a região em que o edifício se encontra também é beneficiada, já que a certificação favorece o desenvolvimento socioeconômico ambiental.


Vantagens de obter a Certificação AQUA

Construções certificadas apresentam alguns benefícios para a construtora e, principalmente, para a sociedade e o meio ambiente.

A Certificação AQUA comprova que aquela construção é comprometida com os impactos ambientais. Isso é algo atrativo para futuros compradores, o que aumenta o interesse pela compra dos imóveis.

Além disso, por ser um processo rigoroso e detalhado, os imóveis são vistos com bons olhos em âmbito internacional. Edifícios que possuem a certificação apresentam condições sustentáveis em inúmeros aspectos, como: a redução da poluição, uma melhor gestão de riscos e menor consumo de energia e água.

No caso da construtora, as vantagens são:

·        Construções de alta qualidade ambiental comprovadas;

·        Maior interesse no empreendimento, resultando em vendas ou locações mais rápidas;

·        Bom relacionamento com órgãos ambientais e a sociedade em geral;

·        Diferencia o imóvel de outros empreendimentos;

·        Fácil associação da construtora a questões sustentáveis.

Leia mais: VistaBella: 3 motivos para você conhecer


Processo para a certificação

Todo empreendimento passa por um processo de avaliação antes de receber a Certificação AQUA.

O certificado é destinado a todos os tipos de construções, baseado em 14 critérios de avaliação com foco na sustentabilidade.

Todo esse processo é dividido em etapas obrigatórias, que iniciam logo no pré-projeto da construção. Com isso, o local onde será construído o empreendimento recebe uma análise prévia.

As construtoras devem apresentar uma justificativa e proposta do projeto, que precisam estar adequadas ao perfil de Qualidade Ambiental do Edifício (QAE). Também é necessário um planejamento de acordo com o Sistema de Gestão do Empreendimento (SGE) e uma avaliação do QAE.

Feito isso, a construtora deve elaborar soluções e o gerenciamento do empreendimento pela SGE e avaliação QAE na fase de projeto. A etapa final, que é a execução do projeto em si, também deve seguir os padrões pré-estabelecidos.

Por isso, a construção do projeto foca na elaboração dos registros de impactos. Assim como realiza a gestão do canteiro e capacitação de todo pessoal envolvido na obra.

Aqui, na Construtora Lorenzini, nossos edifícios seguem os critérios exigidos para obter a Certificação AQUA. E que tal aproveitar para conhecer o Condomínio VistaBella, nosso mais novo empreendimento? Clique aqui para saber mais sobre ele. 

Eu concordo em receber comunicações e ofertas personalizadas da Construtora Lorenzini.