Comprar ou alugar apartamento: Qual é a melhor opção?

03, Feb, 2020

Decidir entre comprar ou alugar apartamento é um processo muito comum entre casais que estão iniciando a vida a dois. A escolha envolve diversos fatores importantes, desde questões financeiras até a constituição da própria família.

Além disso, é uma decisão de grande relevância, afinal estamos falando de um lar. Por isso avaliar bem qual a melhor opção é tão necessário antes de se mudar.

Pensando nisso, a Construtora Lorenzini preparou algumas dicas para lhe ajudar nessa importante escolha. Confira a seguir.


Vantagens de se comprar um apartamento

O nome já diz tudo: ele é seu. Por isso, muitas pessoas preferem investir na compra da casa própria em vez de pagar aluguel.

Entre comprar ou alugar apartamento existem diversas vantagens. No caso da compra, o que pesa mais é o imóvel ser seu. Assim, diferentemente de um apartamento alugado, você poderá reformá-lo e deixá-lo do jeito que desejar.

Normalmente, reformas que modificam o layout original não são permitidas em um contrato de aluguel. No máximo, os moradores podem trocar a pintura. Outro ponto é a valorização dos imóveis. No futuro, se você decidir viver em outro lugar, poderá receber um bom valor pelo seu apartamento.

Leia mais: Checklist: Como comprar um apartamento na planta

Além disso, o aluguel tem um contrato curto, de no máximo 3 anos. Caso não haja renovação, você é obrigado a procurar outro lugar, nem sempre tão bom quanto o antigo endereço.

Contratos de aluguel também são renovados e atualizados anualmente, diferentemente do investimento em um imóvel. Se optar por um financiamento para comprar seu apartamento, terá parcelas fixas até o final.


Você pode perder dinheiro com o aluguel

Coloque no papel quanto custariam as parcelas de um apartamento e o valor mensal de um aluguel. Em muitos casos, o valor pago para morar de aluguel é bem próximo às parcelas de um financiamento.

Além disso, esse dinheiro não tem volta, diferentemente dos valores investidos em um imóvel. Como dito anteriormente, os imóveis valorizam e podem ser vendidos por um preço muito maior do seu original.

Por isso, muitas vezes esse fator acaba pesando na decisão de comprar ou alugar apartamento.

Leia mais: 3 dicas de como sair do aluguel


E então, o que compensa mais: comprar ou alugar apartamento?

A escolha depende muito das suas condições atuais. A compra é um investimento a longo prazo, que pode durar até 30 anos até a sua quitação.

Por outro lado, como já dito, o aluguel é um dinheiro que não volta. Dessa forma, antes de comprar ou alugar apartamento é sempre importante avaliar ambas as situações.

Se optar pela compra, estude o quanto precisa investir financeiramente antes de qualquer passo. Também é ideal fazer um planejamento financeiro, minimizando gastos desnecessários. Priorize gastos fixos, como contas de água e energia.

Com o planejamento é possível também destinar uma porcentagem do salário para investir na compra do imóvel. Fazendo isso, ficará bem mais fácil ter seu próprio apartamento e não ficar dependente do aluguel.

Assim é possível entender que entre comprar e alugar apartamento, ter a sua própria casa é um investimento excelente.

A Lorenzini possui diversos apartamentos à venda, com excelentes preços e muitas opções de lazer para a sua família. Que tal conhecer nossos projetos? Clique aqui para acessar nosso site.

Eu concordo em receber comunicações e ofertas personalizadas da Construtora Lorenzini.